ocupação na Urlândia

VÍDEO: Justiça dá reintegração de posse, mas 40 famílias seguem em terreno

18.305

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Fabiano Marques
Cerca de 40 famílias seguem na ocupação

Depois de a Justiça determinar a reintegração de posse de área ocupada no Bairro Urlândia, ao lado do campo do time de futebol amador Charrua, na Rua Alfredo Viana, na noite de quarta, a equipe do Diário foi ao local, na tarde desta quinta-feira. Conforme o líder comunitário, Claudiomiro Mello, o Lascão, cerca de 40 das 80 famílias que se instalaram no local no dia 24 de janeiro começaram a sair entre a noite de quarta e nesta quinta-feira.

Contudo, Lascão comenta que as famílias que permanecem no local são as que realmente não têm outro lugar para se assentarem. Ele pede auxílio aos órgãos públicos para que ajudem estas pessoas. 


Na manhã de quinta-feira, o líder comunitário, que não participa da ocupação, mas auxilia os ocupantes, teve uma reunião com o advogado Cristiano Urach, que representa o proprietário da área, Gilberto Adamy. Segundo Lascão, um acordo verbal foi feito entre as partes, e as famílias teriam até domingo para saírem do local.

Servidores estaduais começam a receber salários de janeiro nesta sexta

Ele convocou uma reunião para as 20h de desta quinta com os ocupantes, em que informaria as definições da reunião com Urach e Adamy. O encontro entre o líder comunitário e as famílias não estava encerrado até a publicação desta reportagem.

DIÁLOGO
O advogado, por sua vez, diz que tenta resolver a situação de maneira mais pacífica possível. Ele compreende que algumas famílias tenham crianças e estejam sem condições de moradia no momento, mas reforça que a saída deles é necessária para cumprir a ordem judicial. 

- Nós nos preocupamos com a situação deles, por isso estamos dialogando, para que consigamos resolver de um jeito que fique bom para todos - diz.

Grupo se reúne para discutir estratégia contra o coronavírus

Uma visita do oficial de justiça está marcada para a manhã desta sexta-feira e o advogado conta que estará presente para manter o diálogo e tentar o prazo para que as famílias saiam até domingo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: skatistas lamentam falta de opções para a prática em Santa Maria Anterior

VÍDEO: skatistas lamentam falta de opções para a prática em Santa Maria

Servidores estaduais começam a receber salários de janeiro nesta sexta Próximo

Servidores estaduais começam a receber salários de janeiro nesta sexta

Geral